domingo, 22 de abril de 2012

Voz dos Grupos - Depoimento

Chega a ser difícil falar o que a Pastoral da Juventude significa e representa em minha VIDA.

        A PJ nos transforma nos cresce como pessoa, como cidadãos e como cristãos. A PJ marcou minha vida e acredito que a vida de milhares de outros jovens que se identificam com esse jeito de ser e de fazer Igreja.
        Foi durante um encontro de crisma que fui convidado para o grupo de jovens da comunidade em qual frequento, o JUBAC (Jovens Unidos Buscando o Amor em Cristo), em que uma jovem chamada Nalva que era Coordenadora do grupo fez o convite. Ela tinha um sorriso lindo, entusiasmante e falava daquele grupo com uma animação e carinho incrível e acabou despertando em mim uma curiosidade enorme em saber o que havia naquele grupo que a deixava tão animada. Participei de um encontro e adorei a animação, os debates, as brincadeiras e resolvi voltar, e a partir desse dia nunca mais parei de frequentar, isso já faz uns seis anos e hoje eu sou Coordenador desse Grupo, dessa Família que é o JUBAC. Fico maravilhado com esse jeito de ser, com esse modo atraente, animado e consciente ao mesmo tempo.
         A PJ tem esse jeito de ser, de fazer, de celebrar que valoriza os jovens, mais o que chama mais a minha atenção é a sua metodologia própria, aberta ao novo, aos anseios e problemas das Juventudes. Esse método: Ver – Julga – Agir me fascina, pois pensamos, vemos, refletimos e discutimos a nossa realidade, os acontecimentos, o que vivemos e procuramos soluções, caminhos, respostas para ajudar as pessoas, a sociedade, a igreja e a partir dai agimos, colocamos a mão na massa, lutamos, e essa é a característica marcante do PjOTEIRO, nós não conseguimos ficar de braços cruzados, nós lutamos por aquilo que acreditamos. Tem uma espiritualidade que une a Fé e a Vida, sua metodologia que parte da realidade, que reflete que estuda que planeja que põe em pratica e que assume responsabilidades.
        Sempre fui muito tímido, mas quando estou com essa família me sinto a vontade, me sinto livre pra ser do jeito que eu sou, essa PASTORAL  consegue deixar os jovens a vontade, busca a paz, transmite alegria, e nos faz ver o mundo de outra forma, nos abre os olhos para a vida e nos ensina a dar valor a ela.
 Pastoral da Juventude tem um jeito de evangelizar fantástico e sua especialidade no meu ponto de vista é estar sempre em construção, é estar sempre se adaptando a realidade, sendo dinâmica e criativa. Participando ativamente na PJ, percebi que realmente não é fácil ser e fazer PJ, com uma sociedade que caracteriza a maioria dos jovens como irresponsáveis, que emprega o consumismo e o individualismo, mesmo assim não desanimamos e continuamos na luta, buscando a nossa tão sonhada CIVILIZAÇÃO DO AMOR.
           A PJ vem dizer SIM a vida, ao amor, a solidariedade, ao respeito pelas culturas, pela natureza vem dizer sim ao respeito pela VIDA no geral. Vem dizer não a violência, a corrupção e a injustiça.
           A PJ é isso: Jovens evangelizando Jovens, é uma Família, é a minha Grande Família. Sou PJ de Corpo e Alma, já não consigo me imaginar longe desse modo de ser, longe dessa família, dessas pessoas, dessa Pastoral que tanto me ajudou que tanto me acrescentou.
Só tenho a agradecer, pois me fez crescer, amadurecer tanto como pessoa quanto como cristão!

                                                                          “De braços dados com a Vida, em missão na História”.

Eu boto Fé na Pastoral da Juventude!

                                                                                                   Paulo Vitor de Medeiros
                                                                   Coordenador Financeiro da PJ da Paróquia Nsª Srª dos Navegantes
                                                                                             Coordenador do Grupo JUBAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar