quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O QUE É PJ?

             Pastoral da Juventude é a ação coordenada e oficial da Igreja que, tendo os jovens como protagonistas tanto de sua própria evangelização como da evangelização dos outros jovens. Articula organicamente as forças vivas que trabalham na evangelização dos outros jovens, integrando-se na pastoral de conjunto, a partir de um Marco Referencial que assume como base as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

             Oferece aos jovens um despertar de consciência de vida e verdade, num modelo e estilo de Jesus Cristo, através dos grupos. Assim, eles vêm conquistando espaços na Igreja, a fim de que se transformem em homens e mulheres novos e agentes de construção da nova sociedade.


            Opta, preferencialmente, pelos jovens pobres e marginalizados para que aconteça a libertação. Isso significa que estes jovens devem estar presentes de forma prática e marcante na Pastoral da Juventude, sem perder sua identidade cultural e social.

Missão e Objetivo

              Fazer pastoral é fazer o que Jesus fez (Lc 4,16-21). Assim a missão primeira da PJ é de EVANGELIZAR a juventude, pela força e dinamismo do próprio jovem, com o apoio de leigos, irmãs e irmãos religiosos, padres, comunidade e paróquias.
                        
             Despertar os jovens para a pessoa de Jesus Cristo e desenvolver com eles um processo de formação, a partir da fé, para formar lideres e assessores capacitados a atuarem na própria Pastoral da Juventude, em outros ministérios da Igreja e em seu meio especifico, comprometidos com a libertação integral da Pessoa e da Sociedade: vida de comunhão e participação, ou seja, “Agrupar os jovens numa adesão consciente ao Cristo, que os engaje, como igreja, através da ação transformadora na sociedade e na própria vida.”


            Garantir que os grupos de jovens sejam uma experiência de comunidade que leva a partilha da realidade dos jovens que vivem, crêem e ousam construir um outro mundo possível. Guiar na Igreja e na sociedade o exercício da cidadania, o despertar da militância e a proposição de políticas publicas. Em síntese, o objetivo da Pastoral da Juventude é evangelizar a juventude.         




Fontes: Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer. Orientações para a caminhada: um CORPO em construção. Org. Lourival Rodrigues da Silva. São Paulo: CCJ, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar